-
Arquitetos: Mario Cucinella Architects
- Área: 1300 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Daniele Domenicali
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade de Nottingham abriu um novo campus em Ningbo, no coração do bairro chinês de Zhijang. O Centro para Tecnologias de Energia Sustentável estará dedicado à difusão das tecnologias sustentáveis como aquelas aplicadas à energia solar, fotovoltaica ou energia eólica.
O edifício de 1300 m² projetado por MCA abriga também um centro de visitantes, laboratórios de pequisa e salas de aula para cursos. O pavilhão encontra-se numa área gramada ao longo de um córrego que corre através do campus e conta com um projeto inspirado nas lanternas de papel e na forma dos leques de tradição chinesa. A fachada do edifício se dobra de maneira drástica para criar uma forma dinâmica. O edifício está completamente coberto com uma pela dupla de vidro com motivos serigrafados que evocam os edifícios históricos da área e mostra um aspecto que muda de acordo com o decorrer do dia e noite.
O projeto emprega diversas estratégias ambientais. Uma grande abertura na cobertura gera muita luz natural a todos os pavimentos do edifício, criando ao mesmo tempo um efeito chaminé para permitir a ventilação natural eficiente, enquanto os painéis do piso radiante utilizam a energia geotérmica para esquentar e esfriar o ambiente.